Tags

, , , , , , , , , , ,

20100715111649

Título: Fazendo Meu Filme 1 – A Estréia de Fani
Autor: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788589239844
Ano: 2008
Páginas: 336

Fazendo meu flme contaa a história de Fani uma adolescente tímida apaixonada por cinema e “filmes de amorzinho” que vai ao shopping, ao clube, conversa no MSN como qualquer adolescente (brasileiro) normal. A história começa a se desenrolar a partir do momento que sua mãe a inscreve num programa de intercâmbio, daí começa todo o drama. Bem nessa época Fani descobre que seu amigo é apaixonado por ela e acaba ficando balançada sem entender direito se o que ela sente por ele também é amor, ou só carinho de amigo mesmo.

FMF é uma história tipicamente adolescente cheia de sonhos, angustias, inseguranças, incertezas, amores e alegrias. Ganhou pontos comigo por além de ser uma história brasileira e se aproximar muito da nossa realidade, se passar na minha amada Minas Gerais, então quando ela mencionas alguns lugares de BH consigo imaginar o local e o entorno e assim entrar ainda mais na história.

Algumas vezes me senti incomodada com alguns dos diálogos bobos que aparecem no decorrer do livro, mas aí eu lembrava que o livro era sobre adolescente e que esse é o normal dos adolescente, me incomodou um pouco, mas deu pra relevar por ser coerente com o contexto.

O que realmente me incomodou bastante na história foi a personagem Cristiana, a mãe da protagonista. A grande maioria das vezes que a Cristiana aparecia na história ela demonstrava ser uma personagem fútil, muito preocupada com aparências e com a opinião alheia passando as vezes por cima das vontades dos filhos para manter as aparências . Não que ela fosse uma mãe ruim, em nenhum momento disse isso, pelo contrário, só me parece que ela tem uma visão de um mundo meio deturpada e isso acaba refletindo na sua opinião sobre o que é melhor para os filho. Espero que ela tenha um crescimento pessoal até um fim da série e que esse característica dela seja tão enfatizada na história para trazer uma lição no final.

A história é legal, mas atenção, se o que você quer é uma história madura cheia de papos cabeça, esse livro não é o que você procura, mas se você quer uma história leve e bacana caia de cabeça, mas tenha em mente que é uma história adolescente e que por vezes você pode acha-la infantil.

Uma coisa que eu achei um máximo nesse livro é que no início de cada capitulo a autora traz um dialogo de algum filme cuja a protagonista tem o DVD, ou seja, está entre os seus preferidos, e esse diálogo sempre da o tom do capitulo. Outra curiosidade legal é que no site da autora você pode ver as cenas dos filmes e que os diálogos acontecem, é só acessar esse link que você consegue de certa forma interagir com o livro (obs.: se eu pudesse dar uma dica à editora seria pra colocar QR Codes pra galera acessar fácil esses vídeos).

Enfim, está super recomendado e como dá pra ler super rapidinho então já tenha em mãos todos os 4 livros da série que é pra você não ficar morrendo de curiosidade até conseguir o próximo.

E aí, gostou? Já leu esse livro ou alguma outra obra da autora? Ficou interessado Então me conta aqui em baixo.

