Tags

, , ,

enemSe você está terminando o ensino médio ou pretende entrar na faculdade o próximo fim de semana (dias 24 e 25/10) pode decidir seu futuro porque é fim de semana de ENEM, mas calma, não estou aqui pra te apavorar ainda mais, pelo contrário vim te dar dicas pra você se acalmar e conseguir fazer a melhor prova possível.

Conheça o local da prova – Ok, todas as propagandas do ENEM falam isso, mas é realente importante, os portões fecham pontualmente e não adianta explicar que você se atrasou porque não encontrava a escola, eles não vão te deixar entrar. Mas não precisa também ir fazer um tour pela escola, apenas certifique-se que você sabe bem o endereço, vale também procurar a escola no google maps e até imprimir o mapa se você achar o caminho um pouco complicado. Vai de ônibus? pesquise quais as linhas e horários você pode pegar (e chegue cedo no ponto pra não perder o ônibus).

Separe os materiais necessários – Já deixe seus documentos e as canetas pretas separadas de véspera, não deixe pra preparar s coisas em cima da hora  a gente nunca encontra o que quer quando estamos atrasados. Lembre-se também de já comprar suas canetas caso seja necessário, você até acha na porta pra comprar, mas é num preço absurdo, lei da oferta e da procura.

Leve mais de uma canta – Você disse “as canetas”? Sim, eu disse. Lei de Murphy, sua caneta sempre vai falhar quando você mais precisar dela, então leve uma(s) reserva(s). Outra dica é que você leve ao menos uma de ponta fina e uma de ponta grossa, os espaços pra rascunho não são tão grandes assim e nessas horas a caneta de ponta fina faz diferença. Agora naquela hora super divertida (sqn) de preencher bolinha a caneta de ponta grossa é uma mão na roda.

Não tente aprender coisas novas na semana – Estudar de ultima hora não vai compensar as horas que você procrastinou durante o resto do ano, só vai te deixar exausto e sobrecarregado. Agora, ler sobre atualidades está liberado, afinal, você tem uma redação a fazer e informação fresca pode te render um texto melhor.

Comes e Bebes – Leve um garrafinha de água, pode ser uma de refri com água mesmo apenas para que você não precise sair tantas vezes da prova e isso te tire a concentração, mas não vá encher a barriga de água durante a prova também pra não ter que ir toda hora no banheiro. Maneire nos comes, aqueles barulhinhos de embalagens sendo abertas o tempo todo é muito chato além de desviar sua atenção da prova.

Vá cedo para o local da prova – Ao contrario do que muitos acham, ir cedo para prova não é bom apenas pra não chegar atrasado, e casa as pessoas acabam te deixando nervoso inconscientemente com todo aquele papo de não fica nervoso e o monte de dicas de ultima hora que tentam te dar. No local da prova além de encontrar conhecido e poder bater papo pra se distrair, o ultimo assuntos que eles vão querer conversar é sobre isso.

Comece por onde você tem facilidade – Como todo mundo sabe a prova do ENEM é enorme e pode acontecer de não dar tempo de resolver a prova inteira, então comece pela prova que você tem mais facilidade, a final se você tiver que chutar melhor que seja o você “não sabe”. No domingo tem também a redação e essa não da pra chutar de jeito nenhum, então é melhor começar por aí.

Não se prenda a uma questão – A prova é grande e o tempo é curto, então se você não está sabendo aquela questão assinale e pule pra próxima, depois que você fez todas a que você com certeza sabia, você volta pra tentar essas que você deixou para trás. Aqui vale o mesmo que eu disse lá em cima se você tiver que chutar melhor que seja o você “não sabe”.

Espero ter ajudado e se você tem alguma outra dica ou alguma dúvida, deixa nos comentários.

Anúncios